redacao@gritoregional.com.br     (67) 9 8175-8904

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

Tudo sobre a região do Anhanduizinho

           

Campo Grande, segunda-feira, 04 de dezembro de 2023.

Crime Ambiental

Cinco bairros na região do Anhanduizinho podem ser contaminados com remédios descartados no Córrego Lageado

Por Gilson Giordano em 04/11/2020 às 09:13

No local, fiscais recolhem os remédios descartados ilegalmente e que agora serão periciados para chegar ao responsável (Foto: Divulgação)

Equipe da Coordenadoria de Vigilância de Saúde Ambiental foi ao córrego do Lageado onde recolheu remédios descartados de forma irregular e com isso, iniciará o processo de rastreamento dos medicamentos para identificar o responsável pelo crime ambiental.

Na Rua Evelina Selingardi, no bairro Parque Lageado, na região do Anhanduizinho, a equipe da Vigilância Sanitária recolheu os medicamentos controlados e outros que foram descartados de forma inadequada.

Foram recolhidos pela equipe de fiscalização: Auditores Fiscais da Coordenadoria de Vigilância de Saúde Ambiental 370 embalagens fechadas de medicamentos da classe dos psicotrópicos na sua maioria com prazo de validade a vencer e alguns já vencidos.

Os medicamentos foram encaminhados ao Serviço de fiscalização de Medicamento da Vigilância Sanitária a fim de serem analisados quanto à possibilidade de identificação do local de origem, bem como será dada a destinação final adequada para os resíduos de serviços de saúde conforme preconiza a legislação vigente.

No entanto, o processo para descobrir o responsável pelo descarte não será fácil, mas um dos caminhos a ser tomado nessa tentativa de chegar ao responsável pela poluição ambiental, através do Córrego Lageado será através das numerações existentes nos lotes.

No local foram recolhidos 370 frascos e caixas de remédios sendo que muitos deles ainda dentro do prazo de validade (Foto: Divulgação)

Crime

O crime ambiental causado pelo descarte dos remédios, sendo que muitos deles ainda dentro do prazo de validade acabou sendo descoberto após uma denuncia anônima que chegou ao conhecimento da Coordenadoria de Vigilância de Saúde Ambiental, nesta terça-feira (3), pela manhã e de imediato, uma equipe de fiscais se dirigiu ao local, onde colheu os remédios ainda boiando no córrego.

O processo será um tanto demorado e para tanto, a Vigilância Sanitária pediu o prazo de sete dias, para que possa se posicionar com mais eficácia a respeito do assunto.

Córrego Lageado

O descarte dos remédios sendo muitos deles ainda com prazo de validade por vencer, coloca em risco a microbacia do Lageado, que esta localizada na região do Anhanduizinho.

Com o risco de contaminação, o córrego que abrange os bairros: Centenário, Lageado, Los Angeles, Centro-Oeste e Alves Pereira, todos localizados na região do Anhanduizinho e mais ainda os bairros Moreninha, Universitário, Rita Vieira, Tiradentes, Maria Aparecida Pedrossian, Chácara Cachoeira, Veraneio e Noroeste, correm o risco de sofrer os danos ambientais.

Importância do Córrego

Essa microbacia é muito importante para o município, tendo em vista ser um manancial de captação de águas, representando o segundo maior sistema de abastecimento de água de Campo Grande.

O Córrego Lageado, na sua maior parte, não recebe o lançamento de esgoto sanitário, porém sofre degradação pelo desmatamento desordenado e criação de animais nas margens, além de ser freqüente o lançamento de lixo urbano.

A poluição do córrego acontece há tempo e a mesma ocorre principalmente pela ocupação irregular de suas margens.

0 Comentários

Os comentários estão fechados.

Exibir botões
Esconder botões